A história da Vilagridoce
Muito prazer, Mariah!
Antes de falar sobre a Vilagridoce eu preciso falar sobre a pessoa que existe por traz dessa empresa. Eu sou a Mariah Leite, muito prazer! Sou de família mineira, mas nasci em Vitória-ES. Cresci vendo o sol nascer no mar enquanto ia para escola. Acho que foi assim que nasceu uma relação especial com as luzes, as sombras e os reflexos. Cresci em um lar cheio de liberdade, criatividade, cores, tintas, natureza e livros. Afinal, ser a filha caçula de uma artista plástica autodidata tem dessas coisas. O interesse pela fotografia, pela estética, pelas composições e pela comida foram nascendo dentro de mim naturalmente. A partir, então, da necessidade de me expressar e de colocar um pouco do meu olhar no mundo, formei-me em design de produto e em cozinha profissional. E foi só depois de um mestrado em food design que eu comprei minha primeira máquina fotográfica e falei pra mim mesma: Mariah, você vai ser fotógrafa e vai trabalhar com comida!
O nascimento da Vilagridoce
A Vilagridoce nasceu em 2014, na cidade de Itabira-MG. Lá, juntamente com o designer Diego Gonçalves, criamos uma pequena fábrica de caramelos artesanais. Essa era a Vilagridoce. Fomos uma pequena empreendedora artesanal até 2018. Anos que me ensinaram o valor do pequeno produtor, a beleza dos processos artesanais, as dificuldades do mercado e a satisfação de criar.
Como as vendas eram 100% online, foi nesse momento que aprendi a apresentar o meu produto por meio da imagem. Identidade, conceitos, embalagens, cores, texturas, sabores, processo produtivo, momento de uso e detalhes que só tem em um produto artesanal. Todas as fotos e vídeos eram planejados e executados por mim. Eu usava apenas o celular. Era um desafio que eu simplesmente amava!
O despertar para a fotografia
Em janeiro de 2020 fiz uma viagem ao Japão e foi lá que tive minha lua de mel com minha máquina fotográfica. Relembrei ensinamentos das aulas da faculdade, deixei meus olhos abertos para sentir a luz, e fiz de cada minuto uma oportunidade para treinar o meu olhar. Certa vez li em um livro sobre fotografia: “não é a sua câmera quem tira a foto, é você!”. Essa frase simples me fez refletir sobre a potência de sermos quem somos. Nossa história, nossos aprendizados, nossos erros, acertos e nossos sonhos têm relação direta com isso. Foi então que, no final do meu mestrado, ainda em 2020, resolvi reestruturar a Vilagridoce (que já estava apenas na memória) e oferecer o serviço que sempre amei fazer: fotografia e vídeo de comidas.
A Vilagridoce hoje
Hoje a Vilagridoce é um pequeno estúdio de fotografia, vídeo e produção de receitas. Ela tem como objetivo traduzir por meio da imagem a nossa relação com a comida e com os processos de produção que envolve o ato de cozinhar e servir. E assim desenvolvo conceitos, identidades, histórias, cenários, cores, texturas e sabores para registrar produtos alimentícios.
Trabalho na maioria das vezes com pequenos produtores artesanais que querem apresentar o seu produto valorizando a identidade, as embalagens, os sabores, o processo produtivo e detalhes que só encontramos em produtos artesanais. Além disso, trabalho também com o registro do cardápio e da produção de restaurantes, padarias, confeitarias, empórios e outros estabelecimento locais em Belo Horizonte-MG.
Trabalho também com artistas que querem registrar o seu processo criativo e seu produto. Artistas plásticos, escultores e ceramistas, por exemplo. Tanto na comida como também nas artes eu vejo movimento, beleza, cores, texturas, desejo, imperfeições, angústia, realização e prazer. A ideia é ajudar o/a artista a divulgar seus processos e produtos com a sensibilidade exigida.